Olá meninas, hoje é um dia especial para todos os leitores, resolvi indicar um livro diferente dos que eu posto aqui, "A marca de uma lágrima", li este livro quando estava na 6ª série, a minha irmã que praticamente me obrigou a ler de tanto que me falava dele. Rs'
Sinopse: “Isabel acaba escrevendo lindos versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. A morte da diretora da escola vem alterar sua vida e precipitar os acontecimentos. Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e se sente ameaçada. A idéia da morte começa a tomar conta de seu cérebro, enquanto seu coração se despedaça pelo amor de Cristiano.”
Tudo começou numa festa. Quem diria que Isabel, que se autonomeava feia, gorda, e imprestável poderia se apaixonar por um primo que não via há anos. Mas as ironias da vida são muitas, e num bom exemplo delas, Cristiano, o lindo primo, acaba se encantando por Rosana... aquela que Isabel chama de melhor amiga.
A bondade da menina é tanta, que mesmo o amando, ela se torna um cupido para outra. Cristiano se apaixona cada vez mais por Rosana, aquela que assinava as lindas cartas que Isabel escrevia. E por conta disso, ela sofre cada vez mais.
Tudo já ia ruim, mas a morte da diretora Albertina piora tudo. Isabel e Fernando -aquele que a ama mais que tudo- são importantes testemunhas do ocorrido, que apesar de ser classificado como suicídio, é bem investigado pela menina. Mas quem cometeu o crime não quer testemunhas, portanto sua vida está em perigo.
O livro é recheado de belos poemas criados por Isabel.
“A marca dessa lágrima testemunha
que eu o amei perdidamente.
Em suas mãos depositei a minha vida
e me entreguei completamente.
Assinei com minhas lágrimas
cada verso que lhe dei,
como se fossem confetes
de um carnaval que eu não brinquei.
Mas a cabeça apaixonada delirou
foi farsante, vigarista, mascarada,
foi amante, entregando-lhe outra amada,
foi covarde que amando nunca amou!”
Achei o livro com um enredo muito interessante, e o autor criou uma menina sem igual. Quantas garotas fariam o que ela fez? Gostar de alguém e ajudar esse alguém a ficar com outra só pra vê-los felizes...
O romance é bem açucarado, e, por Isabel narrar a história, em alguns momentos pode ser enjoativo a sua paixão constante. Mas o mistério da morte da diretora, e aventura que se tem a seguir torna tudo muito gostoso de ler, não deixando tudo ficar muito exagerado.
Há bastante drama, justamente por ser a fase da vida onde tem amor para outro demais e próprio de menos. Fico com dó de Isabel em várias partes do livro, em que lutava contra seu pior inimigo: o espelho.
A lição passada é muito valiosa. É bom saber que no fim tudo ficou como devia. Às vezes, aqueles que amamos não nos merecem, mas estamos cegos demais pra perceber que o melhor pra nós é quem menos esperamos. Me apaixonei, ri, chorei, e me diverti muito com a Senhorita Ilusão e todos os outros.
“- O que estou fazendo? Pode uma menina de 14 anos apaixonar - se de verdade? Pode qualquer jovem de 13, 14 ou 15 anos amar verdadeiramente alguém? Como é a cabeça de um jovem dessa idade? Como são os sentimentos desses meus leitores? Serei eu capaz de penetrar e entender o coração dessa juventude? Aí está A Marca de Uma Lágrima. Nela, procurei pensar e compor poemas como se eu próprio fosse Isabel e estivesse apaixonado aos 14 anos.” – Pedro Bandeira, sobre sua obra
Nenhum comentário:
Postar um comentário