sábado, 1 de dezembro de 2012

Gilmore Girls


Originária do canal Warner Bros e exibida atualmente pelo Bommerang, criada por Amy Sherman Palladino e estrelada pelas absurdamente carismáticas Lauren Graham e Alexis Bledel, Gilmore Girls durou exatamente 7 temporadas, constando de153 episódios. É baseada no relacionamento familiar de Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), que antes de serem mãe e filha, são melhores amigas. É uma história de carinho, amizade, amor, companheirismo, crescimento. Suas características principais são os diálogos rápidos, quase sem pausas, as inúmeras referências culturais (que vão de Xuxa até Harry Potter, passando por Paul Anka, nome com o qual Lorelai batiza seu cachorro!) e sua trilha sonora, composta em uma parte pelos seus famosos “lalalas”.


A HISTÓRIA

A premissa da série parte do fato de Lorelai ter tido Rory aos 16 anos, o que resultou em diversos atritos com seus pais, os conversadores Richard e Emily Gilmore. Após discutir, os dois decidiram que a jovem deveria se casar com Christopher Hayden, o pai de Rory. Claramente contrária a ideia, Lorelai foge de casa e se emancipa, optando por criar Rory sozinha, no pacato povoado de Stars Hollow. A relação da jovem com seus pais nunca mais foi a mesma, até que no episódio piloto da série vemos a mulher, hoje uma bem sucedida gerente de pousada, procurá-los em busca de auxílio financeiro para os estudos de Rory, que é cedido em troca da simples proposta de jantares de sexta-feira, com todo o clã Gilmore reunido. Daí em diante, somos transportados para esse universo maravilhoso e compartilhamos de alegrias, tristezas, dramas, festas e todos os momentos vividos pela excêntrica família e seus amigos. Usando uma frase que Lorelai sabiamente diz ao 14° episódio da 6ª temporada, “We’ve been Gilmored!” (Estamos “gilmorizados”!)

AS GAROTAS


Lorelai é forte, independente e decidida. Pelo menos na maioria dos casos. Existem situações onde a mulher acaba deixando transparecer o seu lado mais frágil e mostra uma face insegura, humana e que também é capaz de chorar. Lorelai representa uma boa parte do lado cômico da série, seja com suas piadinhas sempre prontas, com seu vício absurdo por café ou com suas referências culturais entendidas por poucos. Lauren Graham transmite tudo que a personagem pede. Comédia ou drama, a atriz não decepciona. Quem não teve o coração partido ao vê-la despedaçada após o término com Luke, no 14º episódio da 5ª temporada? E quem não sofreu junto com a Gilmore-mor quando ela e Rory se afastaram, durante a 6ª temporada? Lorelai foi mais que uma mãe para Rory. Foi um anjo, que cuidou e aconselhou durante os momentos mais difíceis da vida da filha.

Rory também é uma personagem completa. Conquista pelo seu jeito tímido de ser frente ao desconhecido, mas descontraída quando se tratava de seu círculo íntimo. Suas características marcantes são a determinação em alcançar o sonho de ser jornalista, seus complicados casos amorosos e sua adaptação a novos convívios escolares, como Chilton e Yale. Doce, meiga e um tanto quanto “certinha”, Rory é o tipo que irrita a muitos. Eu, diferente desses, mergulhei de cabeça no jeito da garota e me apaixonei completamente. Claro que existiram os momentos onde ela dava nos nervos (especialmente durante metade da 6ª temporada), mas na maioria das vezes a jovem era encantadora e ainda terminava assumindo o papel de “mãe”, cuidando de Lorelai com todo o amor com o qual foi criada.

O RELACIONAMENTO LORELAI E RORY

Lorelai e Rory compartilham algo bonito e raro. São muito mais do que mãe e filha. São como duas amigas que vivem juntas e dividem suas alegrias, suas tristezas, suas conquistas e suas perdas. Assistem filmes clássicos enquanto ingerem comida que seria classificada, pelos mais conservadores, como nada saudável e totalmente descartável. É uma relação de companheirismo de dar inveja a muita gente. Decidem a maioria das coisas juntas e, acima de tudo, se respeitam. É claro que existem os momentos onde a autoridade de mãe de Lor precisa ser usada, mas mesmo nessas situações, ela só quer o melhor para a filha. Usando termos que podem ser considerados antiquados ou cafonas, acredito que se pode dizer – sem medo – que Lorelai e Rory são almas irmãs. Se completam e não funcionam bem separadas.



Primeiros episódios:

  • 1×01 – Pilot
O começo de tudo. É onde vemos Lorelai implorar café a Luke (e já podemos sentir a química exalada por eles) pela primeira vez, conhecemos Michel e Sookie, já temos uma prévia de como a relação de Lorelai com seus pais é complicada e, acima de tudo, já podemos ter certeza do sentimento partilhado entre ela e Rory, que ainda é uma adolescente ingênua e feliz, por estar indo para a escola particular. É aqui onde os famosos jantares de sexta feira são estabelecidos e que a grande maioria dos elementos que fizeram Gilmore Girls ser atemporal dão as caras. Amor a primeira vista!

1×02 – The Lorelais’ First Day at Chilton

E se muitas séries apresentam uma queda na qualidade do primeiro episódio para o segundo, com GG isso não acontece. O segundo episódio é tão bom quanto o primeiro. Lorelai acaba perdendo a hora no primeiro dia de aula de Rory em Chilton e vai deixá-la com uma roupa de vaqueira (já que não havia tempo para passar na lavanderia), despertando a fúria de Emily. Rory tenta se adaptar ao estilo de Chilton e também conhecemos Paris, que só iria crescer cada vez mais e mais na série.



Nenhum comentário:

Postar um comentário